sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Vinagre e seus benefícios




O termo vinagre, derivado do francês, quer dizer vinho agre ou azedo. Ele é uma substância contaminante do vinho e muito usada como tempero. Sua composição química é o ácido acético.

Perda de peso, controle do diabetes, melhora na digestão e até o humor... Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos por esse tempero que tem todo jeito de remédio. Com apenas uma colher de sopa de vinagre, a digestão é estimulada, pois o condimento favorece a secreção do suco gástrico e aumenta a ação dissolvente do estômago.

Alguns tipos de vinagre:

O vinagre balsâmico é produzido a partir da fermentação do vinho e  preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas. Além de dar uma mãozinha na boa forma, ainda ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

 O vinagre de maçã é feito a partir da fermentação da fruta, e contém a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Além disso, ele possui teores mais elevados de minerais e vitaminas se comparado aos outros vinagres. É o mais potente na queima das gordurinhas.

O vinagre de arroz, também chamado de vinagre japonês, possui um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos.

O vinagre de vinho tinto, bastante usado pelas donas de casa, possui polifenóis e o resveratrol, antioxidantes que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol.

O vinagre de vinho branco, outro campeão de presença nas cozinhas no dia-a-dia, também oferece as propriedades benéficas da uva, mas em menor quantidade.


 Sempre que consumimos mais vinagre, nosso organismo produz menos insulina. A insulina é um hormônio que participa de um processo que faz com que a gordura fique estocada no corpo, facilitando o ganho de quilos extras. A insulina em excesso também dificulta a queima da gordura corporal, além de nos tornar mais propensos a desenvolver o diabetes. Ou seja, além de enxugar medidas, o vinagre ajuda a proteger sua saúde em geral.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
Um dos componentes mais importantes do vinagre é o ácido acético, que atua queima de calorias. Ele atua mais ou menos como as fibras, retardando o esvaziamento gástrico.

Por ter sabor amargo e adstringente, ativa as enzimas digestivas e auxilia no processo natural do metabolismo dos alimentos. Auxilia também no refluxo e na azia causados pela pouca produção de ácido gástrico pelo organismo.

Os vinagres são usados também para: 

Tratar dos cabelos. É usado como condicionador e agente de limpeza.
 Limpar vidros de janelas e superfícies lisas de bancadas.
Tratar alguns problemas de pele, e combater pulgas e piolhos.


Há poucas restrições para o consumo do vinagre. Ele pode ser consumido por todos os indivíduos, mas não é indicado àqueles com intolerância a alimentos ácidos ou problemas estomacais. Estudos comprovam que, por ser ácido, em excesso, ele pode corroer o esmalte dos dentes. A substância pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao líquido e trazer dores de cabeça ou abdominais.



Espero que tenham gostado!

E não esqueçam de me seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário