Esta é uma fruta muito conhecida principalmente por seus benefícios para o intestino, devido às fibras e enzimas que contém, que facilitam a digestão e evitam a prisão de ventre.
Mas devido ao seu alto conteúdo de nutrientes, tem também muitas outras propriedades benéficas para nossa saúde, que o transformam num alimento funcional.
Vou listar agora alguns benefícios:
1 - Ajuda a regular o intestino. Possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre.
2 - Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
3 - É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer.
4 - Betacaroteno, que auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo vários tipos de doenças.
5 - Fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
6 - Melhora da saúde óssea. Contém ácido fólico, que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose.
7 - Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.
8 - Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
9 - Os antioxidantes no mamão ajudam no controle de envelhecimento prematuro.
COMO INCORPORÁ-LO NA DIETA?
Por ser um fruto que encontramos o ano todo, é muito fácil incorporá-lo na alimentação. Além de consumir a fruta in natura pode ser apreciada em vitaminas, sobremesas, sucos e diversas receitas.
Uma forma que eu gosto muito de consumir é in natura com aveia, fica delícia!
Não esqueçam de me seguir nas redes sociais, Facebook e Instagram